Marketing Verde: como ele pode ajudar a melhorar a imagem da sua empresa
O marketing verde, também conhecido como marketing ambiental ou ecomarketing é um movimento das empresas que foca em ações ambientalmente responsáveis. Ter uma consciência ecológica e uma atitude real de transformação se tornou imprescindível.
O marketing verde é um posicionamento favorável das empresas em questões ambientais. Hoje, as empresas que não investem em sustentabilidade estão correndo risco de perder a preferência dos consumidores, já que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com as questões ecológicas.
Para os princípios do marketing verde, o empreendimento deve ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito. Ou seja, a responsabilidade não pode ser apenas ambiental, mas econômica, social e cultural.
Investindo nesses aspectos, a empresa irá lucrar em qualidade, e não somente em quantidade, além de economizar energia e dinheiro nos processos produtivos, colaborando para um meio ambiente saudável. Assim as empresas passam a ter a preferência dos consumidores, com visibilidade e vantagens em relação à concorrência.
E você pode incorporar o marketing verde inserindo novas práticas e hábitos na empresa, reduzindo os impactos ambientais negativos, dentro das possibilidades. Como começar?
– Invista fortemente em reciclagem e reaproveitamento de materiais;
– Substitua os produtos poluentes, por produtos que não sejam, ou que sejam menos poluentes;
– Economize água na empresa;
– Separe e destine o lixo de forma adequada;
– Sua empresa pode desenvolver programas que colaborem para a redução da degradação ambiental, ou colaborar com programas que já existam;
– Não use, ou tente reduzir o uso de materiais não-biodegradáveis;
– Pense em formas de aumentar a durabilidade de seus produtos.
Essas são apenas algumas dicas. Mas os principais representantes da empresa devem ter os valores e as atitudes alinhados com esse pensamento ambientalmente correto. Uma vez incorporado esses valores, devem divulgar e repassar para os funcionários e processos da empresa. E, após a transformação, explicitar aos consumidores.