VEM AÍ O DIA DAS CRIANÇAS! A DATA É A 3ª MAIS IMPORTANTE PARA O VAREJO!
Ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães, o feriado deve aquecer o mercado pelos
próximos dias. Coloque em prática essas dicas e aqueça as vendas do seu comércio nesse
período:
1 Foque nos desejos e necessidades das crianças
Em primeiro lugar, é preciso focar nas crianças, no que elas querem e precisam. Não são elas que irão pagar pelo produto, mas elas têm uma importantíssima influência na decisão de compra dos adultos – em outras oportunidades também, mas especialmente nessa data. Tudo precisa ser pensado para agradar os pequenos. Da decoração aos tipos de produtos ofertados, o foco são os sonhos infantis.
2. Mas também pense como os adultos
Porém, você não pode esquecer que a decisão final da compra será dos pais – tios, avós, primos, madrinhas, padrinhos. Por isso, é preciso pensar nas necessidades deles também. Oriente seus vendedores para que no atendimento usem uma linguagem focada no carinho e cuidado que eles têm com suas crianças. É interessante despertar a empatia do cliente falando sobre as próprias experiências com uma criança. Exemplo: “Meu sobrinho tem esse celular e ele adora”; “Minha filha usa esse computador e é muito bom para fazer os trabalhos escolares”.
3. Incentive a educação por meio de seus produtos
Uma boa pedida para despertar a atenção tanto das crianças quanto a dos adultos é incluir em suas ações o incentivo à educação. Por exemplo: se for sortear algo, pense em prêmios educativos, como livros, ingressos para peças de teatro e assim por diante. Além disso,
sempre que possível destaque as características lúdicas e educativas dos produtos. Por exemplo: vale mais a pena comprar um tablet que custa um pouco mais, mas tem maior potência, pois ele possibilita que a criança baixe jogos educacionais, leia livros, etc.
4. Prepare o ambiente infantil na loja
Muitos pais levam seus filhos para escolher o que vão ganhar no Dia das Crianças. Por isso, sua loja precisa estar ambientada para receber o público infantil. Além da decoração, preocupe-se em como você vai acomodar as crianças na loja. É interessante oferecer um espaço dedicado a elas. Uma alternativa é ter um cantinho com brincadeiras, guloseimas e atrações.
5. Fique ligado nas oportunidades para vendas adicionais
Na hora da abordagem com os pais, é preciso que os vendedores fiquem atentos às oportunidades de vendas de produtos adicionais. Por exemplo: se ele vai levar um computador, questione se já tem mesa e cadeira para acomodar a criança. Além disso, sua loja pode criar promoções com vendas de itens relacionados para toda família. Exemplo: tablet para o filho, computador para o pai e celular para a mãe.