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aproveite o natal para aumentar suas vendas

Então é Natal! As pessoas estão mais propícias a comprar. Temos tradições que não mudam, e principalmente que aquecem o varejo, são as trocas de presentes, os amigos secretos, as comemorações em família, além da virada de ano.

“Com o avanço da vacinação e o pleno funcionamento das atividades comerciais em todo o País, a expectativa é de que 77% dos consumidores comprem presentes neste ano, retornando ao patamar de consumo pré-pandemia”, diz o relatório da pesquisa da CNDL e da SPC Brasil.

De acordo com o estudo, a estimativa é de um ingresso de R$ 68,4 bilhões no setor de varejo, considerando um universo de 123,7 milhões de consumidores voltando às compras neste Natal.
Diante deste cenário, vamos compartilhar com vocês algumas dicas do Sebrae para que você possa aproveitar o Natal para aumentar ainda mais suas vendas:

1. Planeje ações comerciais, que atraia o cliente até a sua loja. Trabalhe com estratégias de impulsionamento de vendas:
– Produto certo
– Precificação adequada
– Promoção
– Ponto (produto na loja)
– Merchandising

2. Explique e repasse todas as informações das ações comerciais de Natal para a equipe;

3. Estude com a equipe os novos produtos, as dinâmicas das ações, das precificações e descontos;

4. Repasse para os funcionários o material de comunicação da loja;

5. Prepare a loja física para o período:
– Decoração;
– Música ambiente;
– Exposição dos produtos;
– Montagem de Kits atrativos;
– Etiquetas de preços, corretamente expostos;
– Clima de Natal no ambiente da loja, principalmente com a forma de atendimento aos clientes.

6. Acompanhe de perto o atendimento da equipe e trabalhe os possíveis desvios de atendimento, sempre com o objetivo de orientar e estimular mais vendas;

7. Tire todas as dúvidas da equipe;

8. Mantenha um clima alegre e otimista dentro da loja, todos da equipe precisam estar na mesma sintonia;

9. Saiba ouvir, observar e convencer o cliente, sem forçar o produto, são técnicas e habilidades importantes no momento da venda;

10. É fundamental entender qual é a necessidade que o mesmo deseja, por isso sempre ouça o cliente;

11. Observe bem, muito do que não é dito verbalmente pode ser percebido nos seus movimentos e olhares;

12. Ajude o cliente em sua listinha de presentes. Instigue se ele pretende presentear quais familiares e ajude-o com boas opções.

13. Os vendedores devem conhecer bem os produtos. Isso é algo essencial, entretanto é comum encontrar lojas em que os atendentes/vendedores não conhecem bem ou sabem o que vendem e assim, não têm argumentos de vendas suficientes.

14. Além de conhecer o que está vendendo, é fundamental sempre valorizar o produto. Mas pra isso é fundamental que o vendedor acredite no valor do produto.

15. Durante a negociação com o cliente, certamente surgirão ideias de novos produtos que ele pode precisar ou querer. Identifique essas oportunidades e não tenha medo de oferecer novos produtos complementares;

16. Não esqueça do impulsionamento de vendas. Apresente sempre outros produtos complementares ou da mesma “família”, mesmo que o cliente não leve naquele momento, já conhecerá o produto para outras possíveis compras;

17. Realize sempre o pós-vendas. Um dos segredos da fidelização de um cliente está no pós-venda, essa ação faz com que ele volte a fechar outras compras com você e indicar a sua loja;

18. Siga o planejamento e calendário de comunicação que a loja estabeleceu, principalmente nas redes sociais;

19. Promova estratégias de impulsionamento nas redes sociais, não esqueça da manutenção digital dessas estratégias;

20. Comunique e esteja presente nas redes sociais. Prepare sua equipe para contribuir com o atendimento digital.