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Como fidelizar o cliente unindo os setores de Marketing e Venda

A transformação digital já se encontrava em um ritmo acelerado, mas com as últimas mudanças sociais ocasionada pela pandemia de Covid-19, aceleraram ainda mais esse movimento. Com a intensificação do uso das tecnologias, o relacionamento com os clientes passou a depender da inteligente de dados e do ambiente digital.

Segundo um relatório da Salesforce, 86% dos clientes empresariais esperam ter com os vendedores um relacionamento de consultoria, com base na confiança. Em contrapartida, 63% dos empresários dizem que a maioria das interações de vendas se concentra em produtos, não em soluções.

Assim, enfrenta-se dois desafios: não saber identificar exatamente as dores de cada cliente e não conseguir personalizar a própria oferta. Por isso, o mercado exige que as empresas tenham os setores de vendas e marketing mais estruturados, promovendo interação entre as áreas para entregar ao cliente soluções.

Isso não significa apenas um atendimento melhor, mas uma estratégia totalmente personalizada. Com a aproximação de ambos setores é possível uma troca de informações valiosas, como detalhes do perfil de cada consumidor, sendo possível identificar suas demandas específicas.

Os dados da pesquisa mostram que 84% dos clientes empresariais são mais propensos a comprar de uma empresa que demostre compreender os objetivos de negócios do cliente. Nesse ponto, o vendedor-consultor entra em cena, onde ele pode criar um produto específico, um serviço ou uma combinação de ambas as coisas.

A tecnologia permite a captação e o uso inteligente de dados, e esse é o alicerce do trabalho de marketing. Desta forma, o marketing fará o mapeamento do perfil do consumidor que dará aos vendedores o conhecimento necessário para uma abordagem personalizada.

Fidelizar o cliente criando conexões fortes e mesmo emocionais, levará o cliente a se relacionar com a marca por mais tempo e de forma mais intensa, trazendo inúmeras vantagens. O cliente fiel compra com mais frequência, recomenda a marca para outras pessoas, gerando um marketing gratuito e muito eficiente.